Diretrizes para submissão
Arquivos
Documentos a serem enviados no momento da submissão:
- Manuscrito Sem Identificação
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx” e deve estar formatado de acordo com as normas de submissão, no template da revista.
Não deve conter nenhuma menção ao nome dos autores, nem à Instituição a qual pertencem. Todo e qualquer tipo de informação que identifique os autores deve ser substituído por: “[eliminado para efeitos de avaliação por pares]”.
- Folha de Rosto
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”.
- Declaração de Originalidade
Esse documento deve ser enviado em formato PDF. Não é um documento individual, portanto, independentemente da quantidade de autores, deve ser enviado apenas um arquivo.
Documentos a serem enviados após recebimento de carta aceite (após aprovação dos avaliadores):
- Termo de Autorização de Uso de Voz e Imagem
Esse documento deve ser enviado em formato PDF. É um documento individual, portanto, caso o artigo apresente mais de um autor, deve ser enviada quantidade correspondente ao número de autores, todos com seus respectivos dados pessoais e devidamente assinados.
- Vídeo para divulgação
Deve ser enviado por meio de link que direcione para a plataforma Google Drive, fornecendo a permissão de editor e permissão para download. O vídeo deve ser gravado na horizontal e ter entre 2 e 10 minutos, não sendo inferior e nem ultrapassando esse tempo.
Obs.: O conteúdo do vídeo deve ser exclusivamente sobre o conteúdo do artigo.
- Manuscrito aceito (revisado)
Esse documento deve ser enviado em formato “.doc” ou “.docx”. É a última versão enviada pelos autores, após as considerações dos avaliadores.
- Comprovante de pagamento
É imprescindível o envio do comprovante.
Normas de submissão
A equipe editorial da RISI preparou o Checklist de Submissão, um documento que contém o passo a passo para submeter um manuscrito na revista. Sugerimos que os autores façam o download, antes de continuar a leitura desta seção, imprimam-no e reservem-no para utilizarem como ferramenta durante o processo de submissão. A seguir, descrevemos esse processo e apresentamos as normas de preparação de um manuscrito.
Isso feito, os autores devem se certificar que seu perfil na plataforma ORCID está atualizado para realizarem uma submissão na nossa revista. Então, devem realizar um cadastro de login e senha no site da revista. Na seção Cadastro e Submissões On-line, os autores devem preencher corretamente o perfil e selecionar a opção “AUTOR”. Neste momento, caso haja interesse de compor nosso banco de avaliadores, os autores também poderão assinalar a opção “AVALIADOR”.
Em seguida, selecionar o idioma de submissão com base no idioma cujo corpo do texto do manuscrito a ser submetido está. Posteriormente, selecionar a seção que deseja(m) submetê-lo; conferir os requisitos de sequência, marcando as caixas de seleção que aparecerão com instruções e lembretes. Redigir comentário para o editor, caso julgue(m) necessário. Depois, selecionar a opção “Autor” e aceitar a declaração de direitos autorais, caso esteja(m) de acordo com as diretrizes.
O(s) autor(es) deve(m) então, adicionar os arquivos a serem enviados, certificando-se de que o manuscrito tenha seguido as seguintes instruções:
- Preparação do manuscrito
Após o cadastro, o autor deverá realizar o download do Template da revista, de acordo com seção específica (português/español/english).
Título |
Deve estar presente nos idiomas português, espanhol e inglês. |
Nome do(s) autor(es) |
Deve constar conforme o(s) autor(es) desejam que seja publicado. |
Afiliação institucional |
Instituição (SIGLA), Cidade – Estado (SIGLA) – País. Resumo sobre o autor (CARGO E DEPARTAMENTO). URL do ORCID. E-mail. |
Resumo |
O texto do resumo deve estar formatado da seguinte forma: (I) Fonte Times New Roman; (II) Tamanho 12pts; (III) Alinhamento justificado; (IV) Espaçamento entre linhas simples e sem recuos; (V) Até 150 palavras. |
Palavras-chave |
Use de 03 (três) até 05 (cinco) palavras-chave, separando-as por ponto. Devem ser definidas a partir dos Descritores em Ciências da Saúde – DeCS |
Resumen |
El texto del resumen debe tener el siguiente formato: (Y) Fuente Times New Roman; (II) Tamaño 12pts; (III) Alineación justificada; (IV) Interlineado simple sin sangría; (V) Hasta 150 palabras. |
Palabras-clave |
Utilice de 03 (tres) hasta 05 (cinco) palabras clave, separándolas con punto final. |
Abstract |
The text of the abstract must be structured as follows: (I) Times New Roman font; (II) Size 12pts; (III) Justified alignment; (IV) Simple spacing between lines; (V) Maximum of 150 words. |
Keywords |
Use 03 (three) up to 05 (five) keywords, separating them with a dot. |
Introdução |
Todos os parágrafos devem conter recuo especial de 1,25cm na primeira linha. O texto deve estar formatado com espaçamento de 1,5, sem espaçamento depois do parágrafo, fonte Times New Roman e alinhamento justificado.
|
Citações |
Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018. - Citação direta com até 3 linhas deve estar localizada dentro do parágrafo acompanhada pelo sobrenome do autor, ano e página. - Citação direta com mais de 3 linhas deve estar localizada fora do parágrafo, com recuo de 4 cm à esquerda, espaçamento simples, tamanho 11 e acompanhada do sobrenome do autor, ano e página. |
Figuras |
As figuras devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Figura 1, Figura 2, Figura 3 etc.). Elas devem estar formatadas da seguinte forma: numeração em negrito, tamanho 12 e espaçamento simples; título da figura em tamanho 12 e espaçamento simples; e fonte em tamanho 11 e espaçamento simples. A figura e o título devem estar centralizados e a fonte deve estar alinhada à esquerda. |
Tabelas |
As Tabelas devem ser enumeradas por ordem de aparição no texto (Tabela 1, Tabela 2, Tabela 3 etc.). As tabelas devem estar formatadas da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; bordas laterais abertas; AutoAjuste de Janela. |
Quadros |
Os Quadros devem ser enumerados por ordem de aparição no texto (Quadro 1, Quadro 2, Quadro 3 etc.). Os Quadros devem estar formatados da seguinte forma: fonte do texto interno tamanho 10; título em negrito, tamanho 12, espaçamento simples e centralizado; fonte em tamanho 11, espaçamento simples e alinhada à esquerda; espaçamento simples entre as linhas; AutoAjuste de Janela. |
Referências |
Seguir as normas ABNT – NBR 10520/2023 e NBR 6023/2018; As referências devem se apresentar utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda. |
Os documentos a serem anexados são:
1) Manuscrito sem identificação;
2) Folha de Rosto;
3) Declaração de Autoria e Originalidade;
Uma vez enviados os arquivos, o próximo passo é inserir os metadados do artigo e dos autores, cadastrando o título e subtítulo do artigo, bem como seu resumo nos três idiomas; dados do(s) autor(es), incluindo resumo da biografia e links do Lattes e ORCID; cadastro de palavras-chave também nos três idiomas e inclusão de referências bibliográficas. Após a verificação de todo o conteúdo preenchido, o(s) autor(es) deve(m) confirmar o processo, clicando em “Finalizar Submissão”.
Obs.: As seguintes precauções devem ser tomadas pelos autores ao submeterem um manuscrito:
- Em documentos do Microsoft Office, remover a identificação do autor das Propriedades do Documento.
- Em PDFs, também remover o nome dos autores das Propriedades do Documento, em Arquivo, no menu principal do Adobe Acrobat.
- Devem ser excluídas do texto todas as informações que identifiquem a autoria do trabalho. O nome dos autores deve ser substituído por “AUTOR”. Se houver autocitações, substituir por “(AUTOR, ANO)” e nas referências incluir como: “Autor. Ano.”. Também devem ser removidas informações como: nomes de grupos de pesquisa e nome das instituições. Substituir estas informações pela expressão: “[eliminado para efeitos de revisão por pares]”.
Versões do manuscrito
- Manuscrito original do autor: qualquer versão anterior à submissão.
- Manuscrito submetido pelo autor: versão submetida para ser considerada para publicação. Este documento deve estar sem identificação, pois será enviado para avaliação por pares.
- Manuscrito ressubmetido: manuscrito revisado pelos autores após a avaliação por pares e enviado novamente para avaliação.
- Manuscrito aceito: versão aceita para publicação a ser enviada para edição de texto. Já é uma versão revisada pelos autores. As informações que foram eliminadas para efeitos de avaliação por pares devem ser inseridas novamente nesta versão.
- Prova: versão do manuscrito que passou pela edição de texto (revisão, tradução, formatação e normalização) e é disponibilizada para os autores para verificação e aprovação para publicação.
- Manuscrito publicado: versão publicada do manuscrito no site da revista.
Somente será possível alterar o manuscrito até a versão da prova. Após a publicação da versão “manuscrito publicado”, será cobrada uma taxa de R$350,00 para realizar cada alteração que se fizer necessária.
As versões “manuscrito submetido pelo autor”, “manuscrito ressubmetido”, “manuscrito aceito” e “prova” são confidenciais e, em hipótese alguma, poderão ser compartilhadas com terceiros. Estas versões deverão permanecer de acesso apenas aos envolvidos diretamente no fluxo editorial: editores, autores e, quando necessário, avaliadores.
Organização de dossiês
A Revista Ibero-Americana de Saúde Integrativa incentiva a organização de números especiais sobre temas específicos em Saúde. Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, esses serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.
A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas: Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material.